JOÃO BERNARDINO DA SILVEIRA - pentavô


Meu pentavô João Bernardino da Silveira nasceu por volta de 1780, em Aiuruoca – MG. Era filho de Mathias da Silveira de Andrade (Filho), batizado na capela Rio Grande, filial da matriz de São João Del Rei – MG, no dia 24 de janeiro de 1752 e de Francisca Joaquina de Mattos.
Pelo lado paterno, João era neto de Mathias da Silveira de Andrade, nascido no dia 18 de fevereiro de 1714 na freguesia de Nossa Senhora das Angústias, da Ilha do Faial, em Açores, Portugal, e de Ângela Pires de Moraes, batizada no dia 05 de junho de 1736 na Capela de São Miguel, em São João Del Rei – MG, onde ambos se casaram no dia 18 de agosto de 1749. Mathias era filho de José de Andrade e Maria da Silveira. Ângela era filha de Antonio Vieira de Moraes e Anna Pires.
João Bernardino se casou em Aiuruoca – MG, no dia 29 de novembro de 1810, com Bernardina Jesuína de Santa Catarina, batizada na Ermida do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no dia 31 de maio de 1787, tendo como padrinhos Joaquim Ribeiro Salgado e Anna Thereza da Assumpção. Era filha de Brás Rodrigues de Lima, natural da freguesia de São Tiago de Sopo, do atual distrito de Viana do Castelo, em Portugal, e de Maria da Conceição de Almeida, nascida em Prados – MG, onde foi batizada no dia 19 de dezembro de 1743. Brás e Maria se casaram em Aiuruoca – MG no dia 20 de agosto de 1764.
Pelo lado paterno, Bernardina era neta de Brás Rodrigues e Paula Jorge. Já pelo lado materno, era neta de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida. Esta última, por sua vez, era filha de Feliciano Cardoso e Catarina de Almeida, cujos descendentes foram povoadores de grande parte do sul de Minas Gerais, especialmente de Prados, Aiuruoca e Barbacena.
João Bernardino e Bernardina Jesuína tiveram juntos ao menos os filhos:

1- Maria, batizada no dia 16 de março de 1812 em Aiuruoca – MG, tendo como padrinhos Mathias da Silveira e Maria da Conceição, se tratando provavelmente do avô paterno Mathias da Silveira de Andrade (Filho) e da avó materna Maria da Conceição de Almeida.

2- Messias José de Andrade, batizado no dia 30 de agosto de 1813 em Aiuruoca – MG, tendo como padrinhos Manoel Joaquim de Andrade e Maria, filha de Mathias da Silveira. Casou-se no dia 07 de outubro de 1833 em Pouso Alegre – MG, com Maria Joaquina Pereira, natural daquela mesma cidade, filha de Manoel Pereira Balbão e Mariana Esméria.

3- Manoel Joaquim de Andrade (meu tataravô), nascido por volta de 1817 em Aiuruoca – MG ou Pouso Alegre – MG. Casou-se no dia 25 de janeiro de 1836 em Pouso Alegre – MG, com Maria Jacinta, nascida naquela mesma cidade, por volta de 1822, filha de Manoel Antonio Rodrigues e Maria Ferreira do Nascimento. Pelo lado paterno, Maria Jacinta era neta de João Rodrigues e Theodora Maria. Pelo lado materno era neta de Antonio Ferreira e Maria dos Santos.
4- Mariana, batizada no dia 23 de janeiro de 1820 em Pouso Alegre – MG, com declarados 38 dias de vida, tendo como padrinhos Valentim Machado Lima e sua mulher Julia Maria.

5- Floriana, nascida no dia 11 de novembro de 1823 em Pouso Alegre – MG, onde foi batizada no dia 23 de novembro de 1823, tendo como padrinhos Manoel Pereira Balbão, casado, e Maria Vicência, viúva.

6- Joaquim Manoel de Andrade, nascido no dia 12 de novembro de 1825, em Pouso Alegre – MG, onde foi batizado no dia 20 de novembro de 1825, tendo como padrinhos José Rodrigues da Silva, casado, e Cecília Maria. Casou-se no dia 09 de novembro de 1845, em São João da Boa Vista – SP, com Umbelina Maria de Jesus, nascida no dia 30 de abril de 1833 em Pouso Alegre – MG, onde foi batizada no dia 12 de maio de 1833, tendo como padrinhos (?) Pereira e Anna Custódia, filha de Manoel Antonio Rodrigues e Maria Ferreira do Nascimento. Pelo lado paterno, Umbelina era neta de João Rodrigues e Theodora Maria. Pelo lado materno era neta de Antonio Ferreira e Maria dos Santos. Joaquim Manoel e Umbelina Maria faleceram em Santa Cruz do Rio Pardo – SP, ele no dia 26 de dezembro de 1891 e ela no dia 08 de agosto de 1896. Ambos estão sepultados sob a torre da Igreja Matriz de São Sebastião, em Santa Cruz do Rio Pardo.

Com a colaboração de Celso Prado, Junko Sato Prado
e Luciano Leite Barbosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário