MANOEL ANTONIO RODRIGUES - pentavô

Meus pentavós Manoel Antonio Rodrigues e Maria Ferreira do Nascimento nasceram por volta de 1795, ele em Barbacena – MG e ela em Campo Belo – MG. Ele era filho de João Rodrigues e Theodora Maria. Ela era filha de Antonio Ferreira e Maria dos Santos.
Manoel e Maria se casaram no dia 15 de abril de 1817, em Pouso Alegre – MG, localidade na qual tiveram juntos ao menos os filhos:

1- Anna Thereza de Jesus, nascida por volta de 1818. Casou-se no dia 23 de julho de 1832, em Pouso Alegre – MG, com Domiciano José de Andrade, nascido em Aiuruoca – MG em 1810, filho de João Pires de Andrade e Mariana Rosa da Assunção. Pelo lado paterno, Domiciano era neto de Mathias da Silveira de Andrade e Ângela Pires de Moraes. Pelo lado materno era neto de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida.
*Domiciano era irmão de meu tataravô Joaquim Manoel de Andrade e primo-irmão de meus tataravôs Manoel Joaquim de Andrade e Alexandre Faustino de Almeida.

2- Teodora Maria do Nascimento, nascida por volta de 1820. Casou-se no dia 25 de janeiro de 1836, em Pouso Alegre – MG, com Bernardino José de Souza, nascido em Aiuruoca – MG, onde foi batizado no dia 06 de novembro de 1814, filho de João de Souza Barbosa e Maria Teodora do Espírito Santo. Pelo lado paterno, Bernardino era neto de Antonio de Souza Barbosa e Vitória Maria de Oliveira. Pelo lado materno era neto de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida.
*Bernardino era irmão do desbravador-mor do centro-sudoeste em direção ao oeste paulista José Theodoro de Souza. Era também primo-irmão de meus tataravôs Manoel Joaquim de Andrade, Joaquim Manoel de Andrade e Alexandre Faustino de Almeida.

3- Maria Jacinta (minha tataravó), nascida por volta de 1822. Casou-se no dia 25 de janeiro de 1836 (no mesmo dia em que a irmã Teodora Maria), em Pouso Alegre – MG, com Manoel Joaquim de Andrade, nascido por volta de 1817, em Aiuruoca – MG ou Pouso Alegre – MG, filho de João Bernardino da Silveira e Bernardina Jesuína de Santa Catarina. Pelo lado paterno, Manoel era neto de Mathias da Silveira de Andrade (Filho) e Francisca Joaquina de Mattos. Pelo lado materno era neto de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida.
*Meu tataravô Manoel Joaquim era irmão de Joaquim Manoel de Andrade, figura importante na história de Santa Cruz do Rio Pardo, com o qual comprou, em dezembro de 1851, de Francisco Dias Baptista, uma fazenda de campos e matas na qual estava inserida a extinta povoação paulista de São Domingos. Era também primo-irmão de meus outros tataravôs Joaquim Manoel de Andrade e Alexandre Faustino de Almeida.

4- José, nascido no dia 21 de setembro de 1825 em Pouso Alegre – MG, onde foi batizado no dia 29 de setembro de 1825, tendo como padrinhos Antonio Ferreira Rocha, casado, e sua filha Anna Jacinta do Nascimento, naturais de São João Del Rei.

5- Joaquim, nascido no dia 03 de junho de 1827 em Pouso Alegre – MG, onde foi batizado no dia 13 de junho de 1827, tendo como padrinhos Manoel Pereira Balbão, casado, e Maria das Neves, casada, naturais de Pouso Alegre.

6- Umbelina Maria de Jesus, nascida no dia 30 de abril de 1833 em Pouso Alegre, onde foi batizada no dia 12 de maio de 1833, tendo como padrinhos (?) Pereira e Anna Custódia, naturais de Pouso Alegre. Casou-se no dia 09 de novembro de 1845, em São João da Boa Vista – SP, com Joaquim Manoel de Andrade, nascido no dia 12 de novembro de 1825, em Pouso Alegre – MG, filho de João Bernardino da Silveira e Bernardina Jesuína de Santa Catarina. Pelo lado paterno, Joaquim era neto de Mathias da Silveira de Andrade (Filho) e Francisca Joaquina de Mattos. Pelo lado materno era neto de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida.
Joaquim Manoel e Umbelina Maria faleceram em Santa Cruz do Rio Pardo – SP, ele no dia 26 de dezembro de 1891 e ela no dia 08 de agosto de 1896. Ambos estão sepultados sob a torre da Igreja Matriz de São Sebastião, em Santa Cruz do Rio Pardo.
*Joaquim Manoel era irmão de meu tataravô Manoel Joaquim de Andrade. Foi personagem importante na história de Santa Cruz do Rio Pardo. Era também primo-irmão de meus outros tataravôs Joaquim Manoel de Andrade e Alexandre Faustino de Almeida.
 .
Com a colaboração de Celso Prado, Junko Sato Prado
e Luciano Leite Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário