MANOEL JOAQUIM DE ANDRADE e MARIA JACINTA - tataravós

           Meu tataravô Manoel Joaquim de Andrade nasceu por volta de 1817, em Aiuruoca – MG ou Pouso Alegre – MG. Era filho de João Bernardino da Silveira e Bernardina Jesuína de Santa Catarina. Pelo lado paterno, Manoel era neto de Mathias da Silveira de Andrade (Filho) e Francisca Joaquina de Mattos. Pelo lado materno era neto de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida.
           Manoel Joaquim se casou em Pouso Alegre – MG, no dia 25 de janeiro de 1836, com Maria Jacinta, nascida naquela mesma cidade, por volta de 1822. Ela era filha de Manoel Antonio Rodrigues e Maria Ferreira do Nascimento. Pelo lado paterno, Maria Jacinta era neta de João Rodrigues e Theodora Maria. Pelo lado materno era neta de Antonio Ferreira e Maria dos Santos.
            Manoel Joaquim e Maria Jacinta tiveram juntos ao menos os filhos:

1- Maria, nascida no dia 30 de junho de 1837 em Pouso Alegre – MG, onde foi batizada no dia 10 de julho de 1837, tendo como padrinhos João da Silveira e Maria Ferreira, se tratando provavelmente do avô paterno João Bernardino da Silveira e da avó materna Maria Ferreira do Nascimento.

2- Francisco Xavier dos Santos (meu trisavô), nascido por volta de 1838 em Pouso Alegre – MG ou São João da Boa Vista – SP. Casou-se em primeiras núpcias no dia 28/07/1859 em Botucatu – SP, com sua prima Marianna Honória do Espírito Santo, nascida por volta de 1845, filha de Joaquim Tavares e Maria da Conceição. Tendo ficado viúvo de Marianna Honória, que faleceu em São Domingos – SP, no dia 02 de junho de 1884, Francisco casou-se em segundas núpcias no dia 26 de agosto de 1884, em Espírito Santo do Turvo – SP, com Claudina Maria de Jesus (minha trisavó), filha José Tavares de Araújo e Maria Carlota de Jesus. Francisco faleceu por volta de 1910 em Assis – SP.

3- Bernardina Jesuína de Santa Catarina, nascida no dia 07 de fevereiro de 1860 em São Domingos – SP, onde foi batizada no dia 17 de fevereiro de 1860, tendo como padrinhos Ignacio Pereira Nantes e Umbelina Sempliciana de Castro. Bernardina se casou no dia 07 de agosto de 1875 em Lençóis Paulista – SP, com Manoel Leite da Cunha, filho de Hilário Leite da Cunha e Leopoldina Maria de Jesus.

            No final da década de 1830 ou início da década de 1840, Manoel Joaquim partiu com parte de sua parentela para os sertões paulista, passando primeiro por São João da Boa Vista e depois por São Domingos e Lençóis Paulista, onde provavelmente faleceu, antes de 07/08/1875, conforme informado no registro de casamento da filha Bernardina.
            Pelo menos dois irmãos de Manoel Joaquim o acompanharam nessa migração: Messias José de Andrade, pioneiro no Turvo e no Alambari e Joaquim Manoel de Andrade, personagem importante na história de Santa Cruz do Rio Pardo. Associado a este último irmão, Manoel Joaquim comprou no dia 19 de dezembro de 1851, de Francisco Dias Baptista, uma fazenda de campos e matas na qual estava inserida a povoação de São Domingos. De acordo com Pupo e Ciaccia na obra As primeiras fazendasda região de Botucatu (2005, 136-E 30 e Mapa):



Escritura de compra e venda: 19/12/1851
Vendedor: Francisco Dias Baptista.
Compradores: Manoel Joaquim de Andrade, Joaquim Manoel de Andrade.
Valor: 2:600$000.
Fazenda de Campos e Matas no lugar denominado São Domingos. Principiando na barra do Rio São Domingos, e por ele acima, até as cabeceiras, e daqui em rumo a procurar uma Floresta que sai do Ribeirão de Forquilha, e por ela abaixo, até onde faz barra no Turvo, e por este abaixo, até encontrar a barra onde teve princípio esta divisa. Testemunhas:José Joaquim Alves Machado, José Raimundo de Sousa Leite.

            Manoel Joaquim era também primo-irmão de meus outros dois tataravôs Alexandre Faustino de Almeida e Joaquim Manoel de Andrade, este último desbravador no Turvo e no Capivara.
Cabe ressaltar, por fim, que estes três tataravôs eram primo-irmãos do desbravador-mor do centro-sudoeste em direção ao oeste paulista José Theodoro de Souza, sendo irmãs/irmão as mães/pai dos quatro, respectivamente: Bernardina Jesuína de Santa Catarina (mãe de Manoel Joaquim), José Rodrigues de Almeida (pai de Alexandre Faustino), Mariana Rosa da Assunção (mãe de Joaquim Manoel) e Maria Teodora do Espírito Santo (mãe de José Theodoro), conforme “Projeto Compartilhar – Família Bernarda Maria de Almeida”. 
           
Com a colaboração de Celso Prado, Junko Sato Prado e Luciano Leite Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário